sexta-feira, 2 de agosto de 2013

APOSENTADO PODE SER CONTRATADO

A empresa pode contratar pessoa aposentada, não existindo nenhuma distinção em relação aos demais empregados.

Para tal contratação, faz-se o mesmo registro, como se se estivesse contratando alguém com 18 anos. O registro, contrato, salário, jornada de trabalho, férias, desconto previdenciário e imposto de renda e demais verbas laborais ocorrem normalmente.

Assim, os aposentados por idade ou por tempo de contribuição podem ser contratados sem nenhuma alteração no benefício recebido.

Entretanto, aposentados por invalidez até podem ser contratados, mas perdem o direito à aposentadoria, haja vista que o sentido do benefício em si é a invalidez. Ou seja, estando a pessoa aposentada por invalidez, pressupõe-se ausente a capacidade laborativa, porquanto caso presente a força de trabalho, não poderia o Poder Público arcar com tal ônus.


Desse modo, muitas vezes pode ser extremante vantajoso à companhia contratar alguém já aposentado, uma vez que contará com pessoa experiente, muitas vezes bem mais compromissada, em quase todas necessitando de renda extra, estando tal ato admissional relacionado a uma medida benéfica ao mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário