segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PRESIDENTE DILMA VETOU PROJETO DE LEI QUE BUSCAVA DESMEMBRAR MUNICÍPIOS

A Presidente da República, por meio da Mensagem nº 505, de 12 de novembro de 2013, vetou o projeto de lei nº 98, de 2002, o qual buscava “a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, nos termos do § 4o do art. 18 da Constituição Federal”.

Referido veto, consoante exposto na mensagem, ao tempo em que frustrará diversos interesses eminentemente políticos, evitará um gasto financeiro exorbitante, que seria pago pelo povo!

Abaixo a íntegra da MENSAGEM:

MENSAGEM Nº 505, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013.  

Senhor Presidente do Senado Federal

Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1o do art. 66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei no 98, de 2002 - Complementar (no 416/08 Complementar na Câmara dos Deputados), que “Dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, nos termos do § 4o do art. 18 da Constituição Federal”.
Ouvido, o Ministério da Fazenda manifestou-se pelo veto ao projeto de lei complementar conforme as seguintes razões:
“A medida permitirá a expansão expressiva do número de municípios no País, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa. Além disso, esse crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica. Por fim, haverá maior pulverização na repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que prejudicará principalmente os municípios menores e com maiores dificuldades financeiras.”
Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram vetar o projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.
Este texto não substitui o publicado no DOU de13.11.2013 - Edição extra

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário