sábado, 20 de junho de 2020

Mantenha a distância

Mantenha a distância

Esses dias fui ao banco e vi – ou li – a seguinte expressão, no chão, do estabelecimento: “Mantenha a distância”. Em tempo de pandemia, é realmente preciso. Essa mensagem pode trazer uma [ou algumas] análise. Vejamos:

[1] Mantenha [você] a distância. Ou seja, tem-se verbo no imperativo afirmativo; terceira pessoa do singular no discurso; “a distância” funcionando como objetivo direto, em que ao ‘a’, que precede a palavra ‘distância’, morfologicamente se atribui a função de artigo definido.

Mas a ideia que busca passar a expressão pode ser escrita de outras formas. Vejamos:

[1] Mantém a distância. Aqui se tem verbo no imperativo afirmativo; segunda pessoa do singular no discurso; “a distância” funcionando como objetivo direto, em que ao ‘a’, que precede a palavra ‘distância’, também morfologicamente se atribui a função de artigo definido.
[2] Mantenha-se a distância. Ou seja, verbo no imperativo afirmativo; terceira pessoa do singular no discurso; “a distância” funcionando como adjunto adverbial de modo.
[3] Mantém-te a distância. Verbo no imperativo afirmativo; segunda pessoa do singular no discurso; “a distância” funcionando como adjunto adverbial de modo.

Note que nos exemplos [2] e [3] não se está utilizando a crase, no ‘a’. Por quê? Porque o ‘a’ aí representa apenas preposição. Não se tem artigo ‘a’ para se somar à preposição ‘a’. Mantenha-se em distância; e não “mantenha-se na distância”.
Agora, se você especificar a distância, aí sim você poderá ter a crase, a depender da construção que você realize. Ou seja, mantenha-se à distância de dez metros equivale a ‘mantenha-se na distância de dez metros’. Nesse exemplo, a entrada “distância” estará especificada; a ela – entrada “distância” – é dada uma particularização ou determinação. Aliás, essa é a função dos artigos: determinar, especificar.
No entanto, cuidado! Em “mantenha-se à distância de dez metros” você terá o ‘a’ especificado, mas numa oração em que se tem verbo no imperativo afirmativo; terceira pessoa do singular no discurso; “a distância” funcionando como adjunto adverbial de modo. Todavia, se você disser “mantenha a distância de dez metros”, você, mesmo especificando a distância, aqui é só especificação, mas sem preposição. Ou seja, é mantenha você a [aqui ‘a’ só artigo, sem preposição] distância de dez metros. A expressão “distância de dez metros” funcionando como objeto direto do verbo manter.
É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário